Você está visualizando atualmente Extrato do Simples Nacional: para que serve e como emitir?

Extrato do Simples Nacional: para que serve e como emitir?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog
Gostou? Compartilhe:

O Extrato do Simples Nacional é um documento que mostra informações importantes sobre a situação fiscal da empresa optante pelo regime tributário do Simples Nacional no Brasil. Ele é utilizado para verificar se os pagamentos dos impostos estão sendo feitos corretamente, verificar as pendências externas, acompanhar a apuração dos impostos e também como comprovante de regularidade fiscal.

Para emitir o Extrato do Simples Nacional, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal do Simples Nacional.
  2. Faça login: Utilize o Certificado Digital (e-CNPJ) ou o Código de Acesso (fornecido pela Receita Federal) para realizar o login no sistema.
  3. Acesse o serviço de emissão do Extrato: Após o login, vá a opção “Serviços até > Consulta > Extrato”.
  4. Escolha o período desejado: Selecione o período para o qual você deseja emitir o extrato. Geralmente, é possível selecionar os últimos 5 anos fiscais.
  5. Emita o Extrato: Clique em “Emitir Extrato” para gerar o documento. Ele será disponibilizado em formato PDF, que poderá ser salvo ou impresso.

É importante lembrar que a emissão do Extrato do Simples Nacional é um serviço oferecido pelo Portal do Simples Nacional e é exclusivo para empresas optantes por esse regime tributário. Portanto, é necessário possuir um Certificado Digital válido ou o Código de Acesso fornecido pela Receita Federal para acessar o sistema e emitir o extrato.

Caso você tenha dificuldades ou dúvidas específicas relacionadas ao seu caso, é recomendável buscar a orientação de um contador para auxiliá-lo no processo de emissão do Extrato do Simples Nacional.

Se precisar de assessoria tributária, não hesite em entrar em contato conosco

Você é um profissional liberal e deseja dar uma turbinada na sua carreira? Não deixe escapar a oportunidade! Seja nosso consultor tributário! A nossa META é ter você!


Gostou? Compartilhe: