Você está visualizando atualmente M&A: Tudo que você precisa saber sobre fusão e aquisição de empresas

M&A: Tudo que você precisa saber sobre fusão e aquisição de empresas

Gostou? Compartilhe:

Mergers and Acquisitions (M&A) ou em português Fusões e Aquisições.

Uma fusão ou aquisição, é um processo pelo qual duas empresas se tornam consolidadas em uma única entidade. E pode ser feita para aumentar o alcance de uma empresa ou para ganhar uma maior participação de mercado. Sendo que, algumas aquisições também podem ser feitas para adquirir o fornecedor, um outro negócio, para reduzir os custos de produção, aumentando ainda mais sua competitividade frente aos concorrentes. Contudo, as companhias também podem adquirir outras, em outros mercados (nichos), para diversificar seus negócios.

Atualmente este processo de M&A está cada vez mais difundido no Brasil, e está sendo muito utilizado, também, para pequenas e médias empresas, visto os diversos benefícios que uma fusão ou aquisição pode acarretar.

Primeiramente, vamos explicar um pouco melhor sobre cada uma das modalidades.

M&A

· AQUISIÇÕES:

Quando falamos em aquisição, estamos falando da compra de uma empresa por outra, de modo que, normalmente, não é criado uma nova empresa diante de uma aquisição. A adquirente, que pode ser de forma total ou parcial, adquire o controle da empresa negociada.

· FUSÕES:

Já, quando falamos em fusão, estamos falando sobre a constituição de uma nova empresa. E, ocorre de modo que, duas ou mais empresas, se unem em uma só. Sendo assim, é como se as empresas originárias “deixassem de existir” fazendo com que uma nova surja.

Com o entendimento dessa primeira parte, prosseguimos para as razões com que levam empresas a optarem por esses processos de M&A. Aqui estão listados algumas razões e/ou benefícios:

– Crescimento mais acelerado

– Maior competitividade

– Menor custo de produção, distribuição, armazenamento, etc.

– Maior alcance

– Mais clientes

– Entrada em novos mercados

– Aumento da eficiência operacional

É claro que também existem desafios nesses processos, porém a empresa pode se beneficiar, e muito, quando bem planejado e bem executado a fusão ou aquisição.

Agora, você pode estar se perguntando como ocorre esses processos, por isso, preparamos aqui um tópico exclusivo para esclarecimento.

M&A

· COMO FUNCIONA O PROCESSO DE M&A?

1- Antes de tudo, é extremante necessário que se faça um ótimo planejamento. Sendo assim, a preparação da empresa e a criação de um plano de execução são requisitos fundamentais para iniciar os processos de aquisições e fusões de empresas.

Nessa etapa, vai ser discutido e analisado todas as empresas envolvidas, de modo a avaliar todos os benefícios e riscos para cada negócio, além de externar o interesse das partes e definir a melhor maneira de negociação.

Aqui, também, ocorrerá a assinatura de um protocolo de intenções entre as partes, além de um termo de confidencialidade.

2- O próximo passo é o Valuation, onde será identificado o valor das empresas envolvidas na negociação. Este valor, é gerado partindo de uma análise completa, de vários aspectos das empresas envolvidas, resultando assim em um número que norteará uma negociação mais justa, para ambas as partes.

3- Auditoria ou Due Diligence, que é uma auditoria completa da empresa, uma análise para comprovar se todos os fatos e números apresentados sobre a empresa correspondem a realidade. É buscado qualquer irregularidade que possa existir no negócio que pode ser até desconhecido até o momentoM&A

4- Após a Due Diligence, vem a negociação, momento para que as partes acertem todos os pontos, principalmente sobre preço, transação, entre outros tópicos.

5- Conclusão, é onde são assinados os contratos e firmados os compromissos para concretização do negócio.

Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

Você é um profissional liberal e deseja dar uma turbinada na sua carreira? Não deixe escapar a oportunidade! Seja nosso associado! A nossa META é ter você!


Gostou? Compartilhe: