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Malha Fiscal: saiba quais documentos entregar

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Apresente os documentos que comprovam as informações prestadas na sua Declaração de Imposto de Renda com pendências (malha).

Recebeu uma Intimação Fiscal?

Leia atentamente as orientações na intimação e apresente todos os documentos solicitados.

Não recebeu intimação?

Se você ainda não recebeu uma intimação, consulte quais são as pendências e corrija as informações enviando uma declaração retificadora. Com as pendências resolvidas, sua declaração sairá da malha assim que a declaração retificadora for processada.

Se estiver tudo certo, mas a declaração ainda estiver em malha, a partir do ano seguinte ao do exercício, você pode apresentar antecipadamente os documentos que comprovam as informações declaradas, seguindo os passos deste serviço.

Lembre-se de enviar TODOS os documentos e não apenas os documentos relativos às pendências.

Recebeu uma Notificação de Lançamento?

Se você recebeu uma Notificação de Lançamento (e não uma Intimação Fiscal), utilize os serviços Retificar Lançamento (SRL) ou Impugnar Lançamento, de acordo com o que for recomendado na sua notificação.

Quem pode utilizar o serviço?

Cidadão que possui pendências na sua Declaração de Imposto de Renda.

Etapas para realizar o serviço

  1. Consultar as pendências de malha

Acesse o extrato de processamento, no sistema Meu Imposto de Renda. Se a sua declaração estiver em malha, clique em “Consultar pendências” para verificar os motivos.

  1. Preencher o termo de atendimento

Acesse o sistema e-Defesa e digite o número da intimação e o CPF para iniciar. No formulário, informe os documentos que serão enviados à Receita Federal. Após o preenchimento, será gerado o Termo de Atendimento da Intimação, que deverá ser enviado à Receita Federal, com os documentos solicitados na intimação.

Se o termo não puder ser gerado pelo sistema, pule este passo e avance para a etapa 3. Leia com atenção os procedimentos recomendados na intimação.

  1. Abrir o processo digital

Acesse o sistema Processos Digitais;

  • Clique em Solicitar serviço via processo digital;
  • Selecione a área MALHA FISCAL IRPFe o serviço desejado.

Você deve abrir um processo específico para cada declaração.

O processo deve ser aberto em nome da pessoa a que se refere o serviço e ficará disponível para solicitar a juntada de documentos por 3 dias úteis.

  1. Solicitar a juntada de documentos

Solicite a juntada do pedido, selecionando o tipo de documento “RESPOSTA À INTIMAÇÃO” e informe no título “TERMO DE ATENDIMENTO”. Os demais documentos devem ser incluídos em arquivos separados e classificados por tipo.

Documentos que não tenham relação com o serviço ou com a pessoa serão rejeitados e não serão juntados ao processo.

  1. Acompanhar o resultado da análise

Acesse o extrato de processamento, no sistema Meu Imposto de Renda, para acompanhar a situação da sua declaração e o resultado da análise de malha fiscal.

Se os documentos comprovarem as informações pendentes, a declaração será liberada.

Se os documentos apresentados não forem suficientes para resolver as pendências, você receberá uma notificação de lançamento.

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