Você está visualizando atualmente Entenda a razão do Leão ser o símbolo do Imposto de Renda

Entenda a razão do Leão ser o símbolo do Imposto de Renda

Gostou? Compartilhe:

Tudo começou nos anos 80, com uma campanha publicitária que foi um sucesso no país. O objetivo era demonstrar que o imposto de renda podia ser domado, mas se tentassem desafiar o Fisco haveria problemas.

A primeira propaganda com o leão foi veiculada no início dos anos 80, onde a propaganda mostrava um domador e um leão. O vídeo terminava com o domador abraçando o rei da selva com o seguinte conselho: “Faça sua declaração com toda calma. Você vai ver que o leão é manso e conhece o seu lugar”.

De acordo com o livro “História do Imposto de Renda no Brasil”, da Receita Federal”, a escolha do leão considerou algumas características do bichano:

  • Animal nobre, impõe respeito e demonstra força por sua presença
  • Rei dos animais, porém não ataca sem aviso
  • Justo
  • Leal
  • Manso, mas não bobo

As propagandas fizeram muito sucesso, uma das publicidades mais bem sucedidas. A Receita Federal destaca que o leão chegou até aos dicionários. O “Houaiss” associa o felino ao órgão responsável pela arrecadação do imposto de renda. O dicionário “Aurélio”, o termo se refere ao órgão arrecadador do imposto de renda. Já para o “Sacconi”, leão é o serviço de arrecadação do imposto de renda.

O símbolo do leão também foi usado para nomear o recolhimento antecipado obrigatório do imposto de renda em 1980. A RFB não utiliza mais a figura do leão em campanhas institucionais, contudo, a página do Imposto de Renda 2022 cota com a foto de um leão nas orientações quanto à malha fina.

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022 (ano-calendário 2021) vai até 31 de maio.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe:
dsdsdds