Comerciantes e lojistas de Belo Horizonte estão se preparando para um dos eventos mais esperados do ano no setor, a Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro.
No entanto, nos anos da Black Friday, o país registrou inúmeras fraudes, promoções falsas e abusos que prejudicaram milhares de consumidores desavisados. Para evitar dores de cabeça aos compradores, o Procon-BH, além de monitorar os preços dos produtos, desenvolveu uma cartilha para orientar o público e minimizar o risco de cair em golpes.
Na cartilha, os órgãos de defesa do consumidor ensinam os clientes a checar a credibilidade dos sites de propaganda de produtos, suspeitar de promoções infladas, checar valor e evitar métodos de pagamento que possam constituir fraude.
Veja a cartilha do Procon-BH abaixo
Desconfie de promoções “exageradas” onde o produto desejado vem com 80%, 90% de desconto. Essa é a história: “Há muitas esmolas, em que os santos não confiam”. Fique atento quando o valor oferecido for desproporcional ao valor de mercado. Nesse sentido, uma dica é procurar ofertas em outros sites para o mesmo produto. Também é importante que os consumidores leiam as letras miúdas e revejam os termos e condições da promoção.
Verifique se o site é autêntico, principalmente compras feitas por meio de mensagens no aplicativo ou links recebidos por outros canais. Dica: Tente encontrar as mesmas promoções através dos motores de busca para evitar fraudes. Às vezes, os criminosos se passam por grandes marcas/lojas para enganar os consumidores.
Se estiver comprando de uma empresa desconhecida pela primeira vez: Verifique a reputação da empresa. Existem algumas ótimas ferramentas hoje que permitem julgar se uma empresa é confiável, como o site “Reclame Aqui” e “Consumidor.gov.br”. Nesses sites é possível ver também os problemas mais comuns e o encaminhamento dado a cada caso pelas empresas.
Evitar comprar usando redes de internet wi-fi. Isso vale não só para compras em black friday, mas para quaisquer transações feitas on-line. As redes Wi-Fi são mais vulneráveis a “hacks” que rastreiam os dados pessoais dos consumidores.
Evite pagar via boleto ou pix sempre que possível. O pagamento com cartão de crédito é o preferido, o que requer verificação e maior suporte da operadora de cartão de crédito. Se pagar via pix ou boleto, verifique sempre se os dados do beneficiário correspondem ao nome da marca ou empresa que realizou a compra.
Confira as condições e penalidades do cancelamento: Para contratos que continuam prestando serviços ou serão realizados em data futura (como cursos ou viagens), o consumidor deve solicitar informações sobre seu cancelamento no momento da assinatura do contrato e, se possível, os vendedores devem indicar essas informações no contrato para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Se comprar pessoalmente: Verifique o valor cobrado na máquina de cartão. Um golpe comum é os fornecedores repassarem um valor mais alto e cobrirem discretamente a tela quando a máquina for entregue ao cliente.
Algumas grandes lojas e marcas têm vendas durante todo o mês de novembro, não apenas na Black Friday. Nesse sentido, pode não haver (na verdade) grandes descontos no dia. Também pode acontecer que as empresas aumentem os preços na véspera da Black Friday para oferecer descontos falsos quando chegar o dia. Por isso, é ideal acompanhar o preço do produto desejado ao longo do mês de cotação para que você possa administrar sua compra de forma mais consciente.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte.
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