Você está visualizando atualmente Carga tributária: como calcular?

Carga tributária: como calcular?

Gostou? Compartilhe:

Em linhas gerais, carga tributária é a porcentagem do PIB que se refere ao recolhimento de impostos, isso significa que a carga tributária proporciona uma dimensão dos impostos sobre a criação de riqueza de um país.

Quando um país possui carga tributária elevada, geralmente conta com recursos para investir na qualidade de vida de suas populações. Em países cujo índice de Desenvolvimento Humano é alto como a Noruega e a Suíça a carga tributária é de 43% para o primeiro e 27% para o segundo.

Para calcular a carga tributária basta possuir os valores referentes ao Produto Interno Bruto e da Soma total da arrecadação do país. Tendo esses valores, divida o total da arrecadação pelo PIB.

PIB do País: R$ 5.000,00

Impostos recolhidos: 2.575/5000

Carga Tributária: 51,5

A carga tributária do Brasil, em 2018, era equivalente a 33% do PIB.

Comparando esses dados com a Noruega, faz sentido o país nórdico possuir alta carga tributária, uma vez que os gastos tão elevados fazem com que o país apareça com o maior IDH do planeta.

As comparações dos valores da carga tributária nacional com as de outros países, entretanto, devem ser feitas cuidadosamente. Diferenças metodológicas no cálculo das cargas são importantes fatores a serem considerados. Por exemplo, em algumas situações os tributos específicos incidentes sobre o setor de combustíveis não são computados como receitas tributárias. Além disso, algumas espécies tributárias existentes em um país podem não existir em outros. Um exemplo é a previdência, que em alguns países é privada, não fazendo parte do cálculo da carga tributária.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: