Você está visualizando atualmente Como evitar uma quebra de contrato? Veja como evitar dívidas

Como evitar uma quebra de contrato? Veja como evitar dívidas

Gostou? Compartilhe:

Qualquer um pode adquirir uma dívida. Contudo, uma quebra de contrato pode e deve ser evitada para não gerar um problema maior que o anterior.

Uma quebra de contrato acontece quando o devedor que anteriormente havia negociado a dívida com o credor deixa de pagar as prestações da dívida, por isso, os benefícios obtidos durante a negociação podem sofrer uma revogação e a dívida passa a ter novas proporções, talvez mais difíceis de lidar.

Uma das principais consequências é o retorno de juros e multas antes da negociação de dívida. É comum que, ao negociar as dívidas, o devedor consiga diminuir os juros e multas sobre o total devido, porém ao não pagar a dívida, o devedor perde esses benefícios.

Além disso, há mais um agravante: a dívida pode fazer com que o devedor entre para uma lista de restrição de crédito, como o SPC e Serasa. Caso a dívida não quitada for decorrente de acordo judicial, as consequências podem se agravar ainda mais, o devedor pode ter seus bens bloqueados.

O que leva os devedores a uma quebra de contrato?

quebra de contrato

Primeiramente, antes de fechar um acordo de pagamento de dívida, é necessário estar atento as próprias finanças, uma vez que não adianta aceitar uma parcela que não está condizente com sua realidade financeira.

Dessa maneira, o devedor sabe se há capacidade financeira para pagar a parcela da renegociação, seja ela única ou espaçada ao longo de vários meses. Outro fator que pode levar o devedor a descumprir o acordo é superestimar o seu faturamento, não se preparando para as oscilações do mercado.

Há ainda casos em que o devedor esquece da data acordada para os pagamentos, resultado de um mau planejamento.

Como evitar uma quebra de contrato?

  • Organize suas finanças e datas de pagamento das contas
  • Não superestime os ganhos mensais
  • Aprenda economizar dinheiro
  • Controle seus gastos com o objetivo de não adquirir novas dívidas

quebra de contrato

Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!


Gostou? Compartilhe: