Errou na hora de cadastrar sua atividade do MEI ou quer mudá-la? Não se preocupe, neste post iremos lhe ajudar.
Do mesmo modo em que foi criado o seu CNPJ, a alteração é feita através do Portal do empreendedor, sem custos online nem burocracia. Para o MEI, são permitidas até 16 diferentes atividades, sendo uma delas a principal. A atividade principal deve ser aquela mais importante no seu negócio, as secundárias, outras possibilidades de atuação dentro da sua área.
O CNAE é a sigla utilizada para Classificação Nacional de Atividades Econômicas e é utilizada para identificar as atividades exercidas pela empresa. O código possui sete dígitos e partir dele, são definidos os impostos e tributos pagos pela empresa, os quais variam de acordo com o tipo de atividade.
Como alterar o CNAE do MEI?
- O primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor, escolher a opção “Já sou MEI” e, depois, “Atualização Cadastral” e a opção “Solicitar’.
- Preencher todos os dados pessoais.
- Preencher os dados complementares com informações do negócio
- Você pode escolher a ocupação principal e até outras 15 secundárias no campo “Dados para alteração”, além do nome fantasia.
- Após isso, cadastre o CEP no campo endereço residencial e informe se declarou ou não imposto de renda nos últimos anos e o título de eleitor.
- Envie o formulário
- Imprima outro Certificado de Condição de Microempreendedor após a conclusão do processo
- Se for necessário, acesse o site da Receita Federal e imprima o CNPJ da nova situação cadastral.
O processo é rápido, simples e gratuito para o cidadão.
Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.
Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!