Você está visualizando atualmente Portaria COANA 72 – Bíblia dos importadores

Portaria COANA 72 – Bíblia dos importadores

Gostou? Compartilhe:

O que é COANA – É a Coordenação Geral de Administração Aduaneira, que é um órgão da Receita Federal , responsável pela classificação fiscal de mercadorias e controle aduaneiro.

A Portaria COANA 72 é conhecimento obrigatório para quem deseja importar mercadorias. Caso não a siga corretamente, poderá perder os bens e ficar inabilitado a trabalhar no comércio exterior.

Embora haja algumas inconstitucionalidades, por limitações da livre iniciativa, a Portaria COANA 72 deve ser cumprida pelo interessado.

A possível revisão dos excessos desta portaria seriam feitas pelo Judiciário, mas não creio que isso ocorrerá, porque é um instrumento de controle alfandegário importante, afugentando das aventuras marítimas quem não tem condições de surfar no mercado internacional.

Além disso o desequilíbrio da balança comercial não interessa a ninguém no país, sendo este um caso em que o rigor legislativo, no meu sentir, se aplica ao interesse de todos.

Nem todo contribuinte está habilitado a fazer importação, mas poderá ficar afiado, principalmente se desejar contar com nossos Tributaristas e Especialistas em documentação fiscal para importação.

Assista ao vídeo e entenda melhor o tema:

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!

Leia também: Dívida Tributária é caso de prisão? Dívida Ativa, saiba como proceder A reforma tributária é favorável para os contribuintes? Planejamento Tributário, garanta o seu sucesso! Dívida Tributária, pare de adiar a sua gestão jurídica! ; COVID-19 e a gestão tributária eficiente;


Gostou? Compartilhe: